Consumismo

Estratégias Comerciais/Publicitárias

 

O principal objectivo de qualquer anúncio é associar o objecto que estamos a consumir a sensações agradáveis, despertando assim um desejo no consumidor. Frequentemente, é vendido um estilo de vida mais do que o próprio produto. Como tal, as marcas recorrem a inúmeras técnicas comerciais/ publicitárias:



Última Moda


É sugerido que utilize os chamados “produtos novidade”, pois irá tornar o consumidor no centro das atenções, despertando a inveja alheia.



Factos Comprovados


São, por vezes, utilizados dados estatísticos ou testemunhos reais, de forma a comprovar a eficácia do produto. Por vezes, são apresentados depoimentos de pessoas “especializadas” na área do produto que se pretende promover, o que transmite uma maior confiança ao consumidor.


Apelo à Beleza

O consumidor é atraído pela beleza associada ao produto, no seu aspecto, às pessoas e lugares presentes nos anúncios. A criatividade é o factor crucial neste tipo de anúncios. É muitas vezes utilizado o recurso a efeitos especiais ou edição de imagem, de forma a criar uma realidade mais atractiva.  



Ambiente Familiar


O produto é-nos apresentado no seio de uma família tradicional, associando um ideal de família ao objecto de consumo. As famílias “perfeitas” são felizes e divertidas, e os problemas desaparecem com a aquisição do produto publicitado. 



Criar uma personagem


Pode ser uma figura de animação conhecida, um super-herói, uma personagem fictícia que represente a marca, etc. É uma estratégia de apelo às sensações de afecto e de identificação com a personagem, que são directamente relacionados com o produto.




 Slogans


“Just do it” – Nike

“I’m Loving It” – McDonalds

“Porque você merece” – L’Óreal

São normalmente de cariz pessoal e remetem a uma característica ou a um conjunto de características individuais. O objectivo é mostrar ao consumidor que a escolha de um determinado produto, é decisivo no seu estilo de vida e na maneira como se relaciona com tudo à sua volta.



Celebridades


Quando o produto é apresentado por uma figura mediática, é vendida a ideia de que só os melhores usam aquele produto e, consequentemente, o produto irá aumentar o sucesso do consumidor. Por vezes a única coisa que aumenta são mesmo as vendas, sendo que era esse, desde início, o objectivo principal da marca.




 Música


O uso extensivo de música nos blocos publicitários constitui uma das principais fontes de exposição à música no Ocidente.

A música transmite ideias e sensações, que podem ser adaptadas a cada produto específico. Muitas marcas acabam mesmo por criar as suas próprias músicas, para que se possa identificar mais rapidamente o produto.

As letras representam também um factor importante, uma vez que podem conter uma mensagem apelativa e ficam na cabeça da audiência mais do que as mensagens faladas.