Consumismo

 Aspectos do Consumismo



O que é afinal o Consumismo?

Consumismo é o acto de consumir produtos de uma maneira incontrolável e sem consciência. Existem várias discussões sobre esta temática, como por exemplo as influências que a comunicação social exerce sobre os compradores.
A diferença entre o consumo e o consumismo é que enquanto no consumo as pessoas consomem apenas aquilo que lhes é indispensável para a sobrevivência no consumismo as pessoas consomem de uma maneira exagerada e sem controlo, muito por culpa das propagandas que passam na TV.



Que consequências trás o acto de Consumir em demasia?

As consequências deste acto são na sua maioria ligadas aos créditos e ao endividamento da pessoa, ligada ao vicio a pessoa compra sem noção e sem necessidade gastando aquilo que possui e o que não possui. A pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido a propagandas na TV, devido a ser um produto de marca. Numa visão mais dramática e grave mas mesmo assim real, isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquiri-lo.
 
O consumo também é necessário para sobrevivermos, por exemplo, nós como humanos temos necessidades como: o hábito alimentar e o vestiário. Mas estes não nos dão boas perspectivas sociais e ambientais. Hoje em dia existem altos níveis de obesidade, dívidas pessoais, menos tempo de lazer, o meio ambiente mal tratado e o aumento de violência para sustentar o consumismo.

Infelizmente a sociedade do consumismo não tem paz, pois o capitalismo exclui grande parte da sociedade, mas no entanto, para que o consumismo esteja garantido excluem essa parte da sociedade partindo assim para a violência.
Existem muito poucos casos em que uma pessoa rouba para as suas necessidades básicas, como comer e vestir-se com roupas mais em conta com as suas possibilidades, em vez disso preferem roubar ténis importados, roupa de alta costura, telemóveis, carros, aparelhos de música, os vícios tais como as drogas.